News Release 2286 : VATICANO CONDENA TORTURA PARA COMBATER O TERRORISMO
Cidade do Porto, 15.12.2005, Semana 50, Quinta-Feira, 01:59 - [Igreja] Segundo diz a Agência Ecclesia, o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz declarou que a tortura não é um meio lícito para combater o terrorismo. O Cardeal Renato Martino abordou esta terça-feira a questão ao responder às perguntas dos jornalistas durante a conferência de imprensa de apresentação da mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2006).
“A tortura é uma humilhação da pessoa, seja quem for. Portanto, a Igreja não admite este meio para arrancar a verdade”, afirmou.
Sobre a execução, nos EUA, de Stanley “Tookie” Williams, o Cardeal considera estarmos na presença de um acontecimento “terrível”. “A nossa sociedade deveria ser uma sociedade que promove a vida, não a morte”, disse.
D. Renato Martino lembrou a oposição da Igreja à execução, referindo que “com a pena de morte sabes que não há alternativa, não há possibilidade de que o ser humano mude e se transforme num bom cidadão”.
Nota: Pela foto, agradecimento à fonte.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home