News Release 2624 : ENTRADAS NOS MUSEUS DA CP GRATUITAS EM 2006
Cidade do Porto, 10.01.2006, Semana 02, Terça-Feira, 02:22 - [Transportes Ferroviários] Neste ano de 2006, os Caminhos de Ferro em Portugal, comemoram uma data tremendamente importante, pois são os seus 150 anos de existência. Nesse sentido, desde ontem, dia 9 de Janeiro, a entrada para as áreas museológicas da CP será grátis durante todo o ano de 2006. É esta a primeira iniciativa no âmbito das comemorações dos 150 anos do caminho-de-ferro em Portugal, que este ano se assinalam.
Os espaços museológicos da CP em Arco de Baúlhe, Bragança, Chaves, Estremoz, Lagos, Lousado, Macinhata do Vouga e Santarém passam, assim, a ter as entradas totalmente gratuitas para quem as pretender visitar. Os horários destes espaços encontram-se disponíveis em www.cp.pt e mais informação pode ser obtida junto do Gabinete de História e Museologia da CP, através do tel. 221052403 ou via e-mail (ghm@mail.cp.pt).
A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856 e demorou 40 minutos. A bordo seguia uma comitiva composta por altos dignitários, o Cardeal Patriarca, militares e senhoras da sociedade. As viagens regulares de comboio entre Lisboa e o Carregado que passaram a efectuar-se desde então demoravam 90 minutos. Nessa altura não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta, seriam, no mínimo, trinta e quatro horas. A demonstrar a evolução que a ferrovia sofreu neste 150 anos de história estão os 25 minutos de percurso actual, em comboios urbanos.
A história da CP é também, em boa parte, a história do País nos últimos 150 anos. É esta a razão pela qual a CP decidiu oferecer a entrada a todas as pessoas que queiram visitar as áreas museológicas da Empresa, e como forma também de estimular o apreço e interesse do público pelos comboios.
O programa de comemorações que decorrerá este ano visa honrar o passado do sector ferroviário e perspectivar o seu futuro, contribuindo para recentrar a atenção dos portugueses na importância estruturante da ferrovia para a sociedade e economia nacionais. Deste programa, que se intensificará nos 150 dias que antecedem a data do aniversário (28 de Outubro), destacam-se eventos, exposições, seminários, publicações e acções direccionadas aos Clientes da CP.
Nota: Pela foto, agradecimento à CP.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home