News Release 2675 : AMANHÃ VAMOS ESTUDAR A TVI
Cidade do Porto, 12.01.2006, Semana 02, Quinta-Feira, 04:17 - [Crónica Digital] Edita-se nesta News Release, o texto de uma Crónica Digital, assinada por Luís Moreira.
AMANHÃ VAMOS ESTUDAR A TVI
Ainda há dias atrás, ouvimos José Eduardo Moniz, falar dos grandes feitos da sua TVI e por conseguinte, das mais valias que a estação de Queluz, dá ao Grupo Media Capital, em que os espanhóis do Grupo Prisa, vão ditando já as suas directrizes (afastamento de Manuela Moura Guedes, por exemplo), e que ainda iremos ver, que resultados dará no futuro.
Mas eu, através desta minha crónica, faço já um apelo às Universidades do nosso país, para não fazerem aquilo que José Eduardo Moniz sugeriu, daqui por uns anos, mas agora, pois sendo a TVI, líder de audiências, faz na concorrência, estragos de capital, rolamentos de cabeças e noutros ranger de dentes, o que nos mostra, que no sector da televisão em Portugal, trabalha-se de forma errada e com uma qualidade medíocre, que anula, bons momentos entretanto já tidos por todas elas.
Mas vamos à TVI, olhemos para o que escrevo a seguir, e tudo está dito e redito e não merecece comentários abonatórios.
Para preparar esta crónica, anotei num espaço de 13 minutos (das 14:44 às 14:57) os anunciantes que se fizeram inscrever (e pagar), por este pacote publicitário (que é repetido, repetido, repetido, repetido, repetido...) que como é evidente, tiram os seus proveitos uns e outros não.
Refiro-me então à programação de ontem da TVI, senão vejamos e comecemos no programa de Manuel Luís Goucha e da sua colega Cristina Ferreira, também conhecida com a alcunha de "esganiçada", que achamos incorrecta (porque revela-se boa profissional e autêntica), por quem a proferiu, mas isso são outros argumentos.
A programação de ontem (e não acompanhei tudo) da TVI, de ontem, que merece ser estudada imediatamente pelo Grupo PRISA e não pelas Universidades em 2022. A negrito, são as novelas.
- VOCÊ NA TV
- JORNAL DA UMA
- ANJO SELVAGEM (repetição de um episódio já visto)
- Publicidade absusivamente extensa, senão vejamos (Modelo, Millenium BCP, Altaya, Morangos com Açúcar, Cofidis, Citroën, Intermarché, 4004 Walpaper, Nicorette, 4466 Walpaper, Minipreço, 4002 Sudoku, Mediatis, Tele 2, 4004 Walpaper, Mediatis, 4466 Miau, Planeta D'Agostini, 4002 Love, Generis, 4004 Feta I, Minipreço, Pingo Doce, PAC Man, Altaya, 4002 Dance, Slim Lift Compre em Casa, 4949 Amor, Activia, 4004 Jamba, DVD Moçambique e Angola, 4002 Boss, Cofidis, 4949 Escladantes, Danone, 4004 Jamba, 4002 Robbie, Dei-te Quase Tudos, Ilvico, Mini oregos, Peugeot 107, Corporación Dermoestetica, Pilhão e Credial), são 44 motivos publicitários, feitos em 13 minutos. Mas há noite, são aos vinte e tal minutos de enfiada, o que é um desrespeito pela Lei da Televisão e também por todos nós que somos obrigados a mudar de canal, quando o abuso vê-se de modo claro.
- ANJO SELVAGEM (repetição de mais um episódio já visto)
- OLHOS D'ÁGUA (repetição de um episódio já visto)
- QUEM QUER GANHA (concurso)
- MORANGOS COM AÇÚCAR (repetição do episódio do dia enterior)
- CAMPANHA ELEITORAL
- MORANGOS COM AÇUCAR (novo episódio que vai ser repetido no dia seguinte)
- JORNAL NACIONAL (de certeza, sem Manuela Moura Guedes)
- OS BATANETES (repetição do que já se viu, há meses ou dias atrás)
- DEI-TE QUASE TUDO
- e não há muitas semanas havia outra novela aqui metida no meio
- MUNDO MEU
- FILME (A Fúria do Herói) de qualidade, mas já visto e revisto também.
Mas que programação de qualidade (7 episódios distintos de 5 novelas), tivemos então ontem à tarde e noite na TVI. Enfim, temos aquilo que eles sabem fazer melhor, e pior, teimam em não corrigir, pois são líderes de audiência. Não repetir custa muito dinheiro, por isso a qualidade não é nenhuma, mas há quem goste assim (mulheres preferem a TVI).
TVI e as outras (RTP e SIC), vejam o que se faz lá fora (refiro-me a TVs de qualidade e de referência), é tão fácil, basta "copiar" ligeiramente.
Luís Moreira é empresário* e Autor e Director de THE PORTUGAL DIGITAL JOURNAL e assina esta crónica de modo ocasional.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home