News Release 2910 : O HOMEM DA VIOLA AZUL
Cidade do Porto, 23.01.2006, Semana 04, Segunda-Feira, 05:00 - [Cultura / Literatura] O livro do dia de hoje, que a TPDJ apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é O HOMEM DA VIOLA AZUL, de Wallace Stevens, e que é editado pela editora RELÓGIO D'ÁGUA.
Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:
Título da Obra : O HOMEM DA VIOLA AZUL
Autor : Wallace Stevens
Tradução : Maria Adelaide Ramos
Editor : RELÓGIO D'ÁGUA
Lançamento : Já nas livrarias
ISBN : 972-708-855-4
Depósito Legal : 234875/05
Páginas : 112
Preço : € 14,00
Wallace Stevens nasceu em Reading, Pensilvânia, E. U. A., em 1879. Frequentou a Universidade de Harvard e foi jornalista em Nova Iorque, onde acabou por formar-se em Direito. Advogado durante alguns anos nessa cidade, empregou-se em 1916, em Hartford, Connecticut, numa companhia de seguros, a cuja direcção ascendeu em 1934. E em Hartford morreu em 1955. Esta a sua carreira civil. O poeta estreara-se em 1914, na revista Poetry, de Chicago, como tantos outros da vanguarda norte-americana, mas veio a publicar-se em volume só em 1923. Colaboração em revistas literárias de circulação restrita e sucessivos volumes de poemas até aos Collected Poems de 1954 foram a constante e discreta presença de um grande poeta que a Vanguarda reconhecia, mas a crítica ignorava. Algumas consagrações chegaram-lhe só no fim da vida. Stevens é um poeta preocupado com as relações intelectuais entre a realidade e a imaginação (vejam-se os seus ensaios admiráveis em The Necessary Angel, 1951), e com uma pesquisa constante em transpô-las, e a sua linguagem poética, extremamente precisa, é todavia de uma refinada elegância.
Jorge de Sena
Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de News Release a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam a TPDJ, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.
Fundada em 1983, a Relógio D'Água é uma editora independente de média dimensão, que publica sobretudo literatura e ensaio e está sediada na Cidade de Lisboa.
A editora é particularmente conhecida pela sua colecção de poesia, que inclui importantes autores portugueses como Fernando Pessoa, Alexandre O'Neill, Ruy Cinatti, Fiama Hasse Pais Brandão, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz e António Ramos Rosa, e edições bilingues como as de Hölderlin, Rimbaud, Blake, Rilke, Yeats, Lorca, John Ashbery, T. S. Eliot, Auden, Seamus Heaney, Sylvia Plath, Neruda, Charles Tomlinson e Szymborska.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home