News Release 2988 : COMUNICADO DA AUTARQUIA LISBOETA
Cidade do Porto, 25.01.2006, Semana 04, Quarta-Feira, 21:41 - [Poder Local] Recebemos nos nossos serviços, um comunicado enviado pela Câmara Municipal de Lisboa e que julgado de interesse para os leitores, abaixo se edita na íntegra:
Nos últimos meses, mais concretamente, desde o dia 20 de Dezembro, quando tomaram posse os novos autarcas membros da Junta Metropolitana de Lisboa que se tem falado no meu nome para encabeçar uma possível lista à presidência deste órgão.
Decidi até ao momento nunca tomar uma posição pública sobre esta matéria porque preferi, desde a primeira reunião da Junta Metropolitana, que a presidência deste órgão executivo da Grande Área Metropolitana de Lisboa fosse objecto de uma reflexão profunda e saudável entre os diferentes Presidentes de Câmara da JML.
É certo que até ao momento ainda não foi apresentada formalmente qualquer lista para a Presidência da JML, no entanto, considero que as últimas duas reuniões, nomeadamente o último encontro deste órgão foi bastante útil para se reflectir sobre vários aspectos relacionados com o eficaz funcionamento da JML e, por outro lado, sobre a importância que este órgão poderá ter no contexto da administração local e a sua actuação junto do Governo Central.
Sempre defendi uma Junta Metropolitana com uma liderança forte, uma liderança que pudesse unir os interesses comuns dos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Uma Junta Metropolitana de Lisboa forte e coesa é tão mais necessária quando se avizinha a publicação de legislação, já anunciada, respeitante a transformações das áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.
Neste último mês houve conversações entre autarcas de diferentes quadrantes políticos com assento na JML, sobre a hipótese de eu ser convidado na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a encabeçar uma lista candidata à Presidência daquele órgão Executivo da Área Metropolitana de Lisboa. No entanto entendo que, no actual momento não estão reunidos todos os pressupostos que eu considero essenciais para que se possa construir um forte projecto para a Junta Metropolitana que defenda de forma clara, eficaz e coesa os interesses dos cidadãos residentes da Grande Área Metropolitana de Lisboa.
Assim, tendo em conta o actual contexto que acima descrevi entendo que devo privilegiar a minha acção à frente da Presidência da CML e prosseguir a minha actuação na Associação Nacional de Municípios Portugueses como Vice-Presidente, não aceitando ser candidato à presidência da Junta Metropolitana de Lisboa.
Paços do Concelho de Lisboa, 25 de Janeiro de 2006
António Carmona Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home