News Release 3079 : CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE DELEGA ALGUNS DOS SEUS SERVIÇOS
Cidade do Porto, 29.01.2006, Semana 04, Domingo, 16:13 - [Poder Local] A Câmara Municipal de Esposende delegou na Esposende Ambiente, Empresa Municipal (EAMB), através de protocolo aprovado em reunião de Câmara por maioria absoluta, e por um período de cinco anos, a gestão do Serviço de Limpeza Pública da sua Divisão do Ambiente e Serviços Urbanos, por considerar que se insere no espírito que presidiu à criação da empresa municipal. Por isso mesmo, o Serviço de Limpeza Urbana, a partir deste mês de Janeiro, é assegurado pela empresa municipal.
Adaptar o Serviço de Limpeza Pública às crescentes exigências dos cidadãos, cuja boa execução em muito poderá contribuir para a promoção da imagem que o concelho tem na área ambiental e de qualidade de vida, é o objectivo deste acordo. No âmbito deste protocolo, a Esposende Ambiente fica responsável por assegurar a realização de todas as tarefas de varredura manual e mecânica das áreas urbanas de Fão e de Esposende, a recolha dos resíduos volumosos, em todo o concelho, bem como, a recolha do papel destinado à reciclagem, nas escolas e estabelecimentos comerciais e industriais, no âmbito do Projecto de Educação Ambiental da Autarquia.
Por seu turno, a limpeza de pequenos depósitos clandestinos de resíduos será outra das tarefas que a EAMB terá que levar a cabo, assim como, dar continuidade ao trabalho da equipa de intervenção imediata e à colocação de ecopontos, em todas as freguesias.
O Presidente da Câmara Municipal, João Cepa, considera que este protocolo “será uma mais valia para o concelho, a julgar pelo grande sucesso que a criação da empresa veio trazer no âmbito da gestão da água e da drenagem e tratamento de águas residuais”. Segundo o Autarca “a prestação destes serviços ao cliente tornou-se muito mais eficaz. Por outro lado, a reorganização dos recursos humanos, a adequada gestão de equipamentos e a avaliação de contratos com grandes fornecedores traduziu-se numa melhoria da gestão dos recursos financeiros”.
De referir que apesar da celebração deste protocolo de delegação de competências, o contrato celebrado entre a Câmara Municipal e a “Resulima – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.”, bem como o contrato de concessão assumido entre a Autarquia e a “SERURB – Esposende” não serão alterados, passando apenas a ser a Esposende Ambiente a assegurar a fiscalização do cumprimento dos contratos e a poder dar ordens e instruções no âmbito dos acordos firmados.
Nota: Pela foto, agradecimento à CM ESPOSENDE.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home