News Release 3285 : A DOLOROSA RAIZ DO MICONDÓ
Cidade do Porto, 12.02.2006, Semana 05, Segunda-Feira, 01:42 - [Cultura / Literatura] O livro do dia de hoje, que a TPDJ apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é A DOLOROSA RAIZ DO MICONDÓ, de Conceição Lima, e que é editado pela EDITORIAL CAMINHO.
Sendo assim, esta obra literária, apresenta os seguintes indicadores:
Título da Obra : A DOLOROSA RAIZ DO MICONDÓ
Autor : Conceição Lima
Editor : EDITORIAL CAMINHO
Lançamento : Já nas livrarias
ISBN : 972-21-1766-1
Depósito Legal : 236762/05
Colecção : Outras Margens (nº 46)
Páginas : 80
Preço : € 11,50
Nascida em Santana, na ilha de São Tomé, em 1961, Maria da Conceição Costa de Deus Lima aí cresceu e fez os estudos primários e secundários. Estudou jornalismo em Portugal. Em São Tomé e Príncipe trabalhou e exerceu cargos de direcção na Rádio, Televisão e na imprensa escrita. Depois da abertura multipartidária no seu país, fundou, em 1993, o já extinto semanário independente O País Hoje, de que foi directora.
É licenciada em Estudos Afro-Portugueses e Brasileiros pelo King’s College de Londres e mestre em Estudos Africanos, com especialização em Governos e Políticas em África, pela School of Oriental and African Studies (SOAS), de Londres, onde reside e trabalha como jornalista e produtora dos serviços de Língua Portuguesa da BBC.
Tem poemas dispersos em jornais, revistas e antologias de vários países. Em 2004 publicou nesta editora O Útero da Casa, sendo A Dolorosa Raiz do Micondó o seu mais recente título.
Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de News Release a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam a TPDJ, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.
A Editorial Caminho é uma das mais importantes e prestigiadas editoras portuguesas. Fundada em 1975, cresceu rapidamente sobretudo na área da publicação de autores portugueses contemporâneos – ficção e poesia, livros para a infância e juventude, ensaística de temas portugueses. Nomes como José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Almeida Faria, Alice Vieira, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Daniel Sampaio, Gonçalo M. Tavares, entre muitos outros, são autores que publicam regularmente na Editorial Caminho e que ocupam um lugar cimeiro nas letras portuguesas de hoje.
Na Editorial Caminho ocupam também um lugar de destaque as literaturas africanas de língua portuguesa. Autores como Mia Couto, José Craveirinha, Germano Almeida, Manuel Lopes, Ondjaki estão incluídos no catálogo da Editora. A criação de uma editora em Moçambique – Editorial Ndjira – e outra em Angola – Editorial Nzila – reforçaram a importância da Caminho nesta área.
Não podemos deixar passar sem referência os trabalhos de ilustração que habitam os livros da Editorial Caminho. Nesta área, realçamos os nomes de Alain Corbel, João Caetano, Danuta Wojciechowska, Teresa Lima, Gémeo Luís ou José Miguel Ribeiro.
Os numerosos prémio atribuídos a autores da Caminho – dos quais se destaca o Prémio Nobel, atribuído em 1998 a José Saramago -, atestam a importância que a Caminho adquiriu na vida editorial e literária portuguesa.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home