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quinta-feira, março 02, 2006

News Release 3582 : QUALIDADE DOS SERVIÇOS DA CP PORTO SOBE 30% EM QUATRO ANOS




Porto [Portugal], 02.03.2006, Semana 09, Quinta-Feira, 23:05 [Transportes Ferroviários] - Segundo dados que a CP deu a conhecer, o índice global de qualidade das linhas da CP Porto tem vindo a registar um aumento, desde 2000, da ordem dos 30%.

De acordo com os resultados do último estudo/barómetro de qualidade, realizado em 2005, no qual são analisados sete indicadores-chave do serviço (entre os quais salientamos o conforto e a comodidade, oferta de comboios, atendimento e apoio prestado e segurança de pessoas e bens), a CP Porto possui agora um índice global médio de satisfação de 7.7, numa escala de valorização de 0 a 10. Em 2000, aquele valor era da ordem dos 5.5.

A linha de Aveiro obteve um índice global de qualidade de 7,4,enquanto os eixos de Braga, de Caíde e de Guimarães registaram 7.8. No conjunto, estes quatro eixos registaram, em cinco anos, uma evolução positiva da ordem dos 30%, em termos de valorização, pelos clientes, da qualidade dos serviços.

A CP tem vindo a apostar, desde 2000, na melhoria e modernização do serviço prestado nos serviços urbanos da área metropolitana do Porto, sendo de destacar a introdução de horários mais adequados às necessidades dos clientes, aumento da oferta (comboios e número de lugares) e a substituição integral da frota de comboios por unidades de última geração, factos que, no conjunto, têm reflectido um aumento significativo da procura (x%) e da satisfação dos clientes.

A CP Porto efectua estudos/barómetros de qualidade de seis em seis meses, através de inquéritos aos seus clientes realizados em comboios e estações. Nestes inquéritos, realizados por uma empresa externa e especializada, os clientes são questionados relativamente a sete atributos do serviço: ligação com outros meios de transporte (intermodalidade), comodidade e conforto do serviço, oferta de comboios, segurança de pessoas e bens, limpeza e estado de conservação, atendimento e apoio prestado e, ainda, informação ao cliente.


Luís Moreira

http://tpdjournal.blogspot.com