News Release 3840 : CM LISBOA PARTICPA NO MOTOR CLÁSSICO 2006
Porto [Portugal], 20.03.2006, Semana 12, Segunda-Feira, 18:48 - [Poder Local] A Câmara Municipal de Lisboa, através do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica, vai participar, à semelhança das anteriores edições, no Motorclássico 2006, Salão Internacional de automóveis e motociclos clássicos, a realizar na FIL, Parque das Nações, nos dias 24, 25 e 26 de Março.
O Salão Motorclássico teve a sua 1ª edição em 2004, tendo desde logo alcançado a cifra de 22 000 visitantes, número que se elevou para 33 000 na edição do ano seguinte.
Neste ano, o Município de Lisboa participa com um stand de aproximadamente 200m2, onde estarão em exposição 9 viaturas do seu núcleo de viaturas históricas (7 automóveis e 2 motos), entre as quais cumpre destacar:
- O Mercedes SEL 300 3.5 de 1971, outrora colocado ao serviço do Presidente Fernando Augusto dos Santos e Castro (Trata-se de uma viatura bastante sofisticada para a época, equipado com suspensão pneumática e um motor de 8 cilindros que debitava 200cv);
- O Citröen CX Athenas de 1980, outrora colocado ao serviço do Presidente Nuno Kruz Abecassis (Legitimo herdeiro do famoso "Boca de Sapo", o CX caracterizava-se pelo seu conforto em estrada, facto para o qual não será estranha a presença de uma sofisticada suspensão pneumática. Neste carro podemos igualmente observar aturadas preocupações de índole aerodinâmica);
- O Citröen HY 1500 de 1970, outrora colocado ao serviço como Biblioteca Itenerante, depois de adaptado e equipado pelo Município (O modelo H surge após a 2ª Guerra Mundial e é contemporâneo do famoso 2cv. Esta viatura vem também, a seu modo, revolucionar o sector das viaturas de transporte ao colocar pela primeira vez neste tipo de viaturas, a tracção às rodas da frente, possibilitando a construção de uma caixa de carga maior e sobretudo mais baixa, aumentando por esta via, a sua capacidade de carga e versatilidade. A construção da carroçaria em chapa ondulada foi a forma encontrada para dar maior resistência a uma chapa bastante mais fina do que era usual).
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home