

Porto [Portugal], 31.03.2006, Semana 13, Sexta-Feira, 21:12 - [Poder Local] A Conferência sobre Desempenho Estratégico Ambiental para a Cidade de Lisboa, organizada pela Agência Municipal de Energia Ambiente Lisboa E-Nova, vai decorrer no dia 3 de Abril, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Prof. António Carmona Rodrigues, preside aos trabalhos, às 09:30, que abrem com uma palestra do Ministro dos Transportes e Energia da Dinamarca, Mr. Flemming Hansen, sobre “As Cidades de Hoje, Desafios e Oportunidades”.
A segunda sessão de trabalhos da Conferência sobre Desempenho Energético-Ambiental da Cidade de Lisboa vai ser dedicada à apresentação da “Estratégia Energético Ambiental”, pela administradora-delegada da Agência Lisboa E-Nova, Arq. Livia Tirone, e à comunicação da vereadora Gabriela Seara sobre a “Integração da Estratégia nos Objectivos Políticos do Município de Lisboa”.
A “Aplicação da Estratégia Energético-Ambiental no Planeamento, na Reabilitação e na Gestão Urbanística” vai ocupar a terceira sessão da Conferência, com intervenções do Arq. Fernando Pinto Coelho, Director Municipal de Planeamento Urbano, sobre “O Contributo dos Planos Municipais Energético-Ambientais de Lisboa”; Dr.ª. Teresa Goulão, assessora da Direcção Municipal de Conservação e Reabilitação Urbana, sobre “A Dimensão do Desempenho Energético-Ambiental na Reabilitação Urbana”; e do Prof. José Manuel Viegas, da empresa de consultoria TIS Lisboa, sobre “A Sustentabilidade no Plano de Mobilidade de Lisboa”.
A quarta e última sessão da Conferência é destinada ao “Desenvolvimento Sustentável: Novos Desafios e Novos Instrumentos”, sendo oradores o Prof. Chris Luebkemann, da empresa de consultoria Ove Arup (Londres), sobre “Tecnologias para a Cidade Sustentável”, e o Prof. Eduardo de Oliveira Fernandes, da Fundação Gomes Teixeira (Porto), sobre “A Cidade Sustentável e os Recursos Renováveis”. Cabe ao vereador António Proa, presidente do Conselho de Administração da Agência Lisboa E-Nova, fazer um balanço e encerrar a Conferência.

Luís Moreira

http://tpdjournal.blogspot.com