News Release 1897 : VATICANO DESEJA VIAGEM PAPAL A MOSCOVO
Cidade do Porto, 18.11.2005, Semana 46, Sexta-Feira, 04:23 - [Religião] Segundo informa a Agência Ecclesia, o chefe da diplomacia do Vaticano, Arcebispo Giovanni Lajolo, deixou votos de que o Papa possa efectuar uma viagem a Moscovo nos próximos tempos.
“Uma visita do Papa à Rússia seria um grande encorajamento para os católicos, os quais esperam por Bento XVI e o acolheriam com grande entusiasmo, mas a viagem não se pode verificar senão num contexto ecuménico”, referiu o Secretário do Vaticano para as relações com Estados, após uma visita a Moscovo.
Em entrevista à Rádio Vaticano, este responsável sublinha que com a Federação Russa não existem grandes problemas e que as relações são profícuas. As relações com a Igreja Ortodoxa Russa, contudo, são algo mais complicadas, pelo que uma visita do Papa “deveria levar a uma nova, mais positiva fase nas relações entre a Santa Sé e o Patriarcado de Moscovo”. Aos católicos, o Arcebispo Lajolo deixa o desafio de “rezar para que se torne possível a visita”, frisando que “não há obstáculos que possam resistir ao sopro do Espirito”.
A visita do chefe da diplomacia do Vaticano teve lugar a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lavrov, a 28 de Outubro. Este responsável teve também ocasião de se encontrar com a comunidade católica russa, que conta com 600 mil fiéis, dispersos por um território imenso, no meio de uma população de cerca de 144 milhões de habitantes, em grande parte ortodoxos. "Os católicos russos aguardam o Papa”, assegura.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home