News Release 2017 : CRUCIFIXOS RETIRADOS DAS ESCOLAS
Cidade do Porto, 26.11.2005, Semana 47, Sábado, 22:32 - [Religião] Foi hoje conhecida a decisão do Ministério da Educação, em mandar retirar os crucfixos das escolas. Desde que existem escolas no nosso país, que eles lá estavam, para serem olhados por quem acredita e tem fé e por quem não acredita mas respeita e não os retirou. Se não, eis que alguns, impõe a um povo que se diz católico em esmagadora maioria, esta decisão condenável. O nosso país, foi baptizado na Cruz de Cristo, assim se pode dizer desde há séculos, por isso, não somos dignos de nos socorrer. Não há muitos anos, em alguns países com ideologia comunista (Polónia e outros), se quis tirar os crucifixos das escolas, mas a força do povo polaco, não o permitiu, nisso estão à nossa frente.
Ainda hoje a Agência Ecclesia, dava conta da indignação do Arcebispo de Braga, referindo que o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, está indignado com a decisão do governo de retirar os crucifixos das escolas portuguesas.
O anúncio desta decisão do Ministério da Educação que foi hoje tornada publica pelo jornal Diário de Notícias, deixou o presidente da CEP chocado e, em declarações à Agência ECCLESIA afirmou que “esta é uma questão que tem de ser mais repensada, e merece uma reflexão conjunta para se poder chegar a uma decisão”.
O mesmo artigo publicado por aquele jornal diário levanta a questão de muitos professores serem catequistas, situação que segundo o Presidente da CEP “é importante que sejamos capazes de reflectir e simultaneamente levar os portugueses a reflectir e a pensar”, afirmou.
O Conselho Permanente da CEP vai ter ser a sua reunião mensal no próximo mês de Dezembro e apesar da agenda desta reunião ainda não estar elaborada, D. Jorge Ortiga disse que este tema “poderá vir a ser analisado” nesse encontro.
A Agência ECCLESIA soube ainda junto da Comissão de Liberdade Religiosa que esta não foi contactada nem consultada para a tomada desta decisão.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home