News Release 2366 : O REI LEAR
Cidade do Porto, 21.12.2005, Semana 51, Quarta-Feira, 04:36 - [Cultura / Literatura] O livro do dia de hoje, que a TPDJ apresenta e recomenda aos seus amigos leitores, é O REI LEAR, de William Shakespeare e que é editado pela CAMPO DAS LETRAS.
Sendo assim, esta obra literária, que hoje recomendamos, apresenta os seguintes indicadores:
Título da Obra : O REI LEAR
Autor : William Shakespeare
Tradução : : M. Gomes da Torre
Editor : CAMPO DAS LETRAS
Lançamento : Já nas livrarias
ISBN : 972-610-994-9
Depósito Legal : 235099/05
Código de Barras : 9789726109945
Colecção : Shakespeare para o Século XXI (nº 11)
Páginas : 192
Preço : € 14,70
Considerada por vários críticos a obra-prima de William Shakespeare, “O Rei Lear” retrata a natureza humana nas suas mais diversas vertentes: as virtudes, o amor, a fidelidade, a lucidez, o dever, a generosidade, encarnados por algumas das suas personagens, caminham lado a lado com os piores vícios, o ódio, a traição, a loucura (natural e fingida), a mentira e a crueldade, encarnados por outras. As histórias paralelas, e com muito de comum entre si, a de Lear e as suas três filhas e a de Gloucester e os seus dois filhos, desenrolam-se de mão dada e entrecruzam-se, num adensar contínuo do ambiente de tragédia. Os poucos e breves momentos da peça em que o leitor/espectador pode acalentar a esperança de assistir à inversão desse ambiente constrangedor são logo contrariados por ocorrências trágicas que servem apenas para aumentar a sensação de desconforto de quem a elas assiste. Os erros cometidos impensadamente, quer por Lear, quer por Gloucester, acabam por ser reconhecidos pelos próprios, o que leva o leitor/espectador a pensar na redenção. Mas a tragédia, no seu avanço inexorável, não pode ser travada, e tais erros são reconhecidos tarde de mais. De tal forma que só a morte se apresenta como solução para as situações criadas, sendo dela vítimas, tanto as personagens justas como as viciosas, a ela escapando apenas uns poucos cuja missão parece ser a de lembrar à posteridade aquilo que testemunharam.
Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de News Release a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam a TPDJ, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.
A CAMPO DAS LETRAS, foi fundada em 1994, na cidade do Porto. Publica diversas colecções nas áreas da ficção e poesia, política, história, ciência, educação, saúde, desporto, livros para a infância e juventude e ainda álbuns.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home