News Release 2386 : BOEING CONSEGUE PROEZA MÍTICA
Cidade do Porto, 22.12.2005, Semana 51, Quinta-Feira, 14:28 - [Aviação Comercial] Todos sabemos que a norte americana Boeing, foi, é e será ainda durante muitos anos, o maior construtor mundial de aviões, pese a concorrência do Consórcio Europeu Airbus Industrie, apresentar um ou outro indicador mais favorável num determindado momento. Mas o passado, significou trabalho e facturação e contando com esse passado, a Boeing supera grandemente a Airbus Industrie. Mas atenção, conhecemos bem ambas as construtoras e a Airbus tem também bons aparelhos, mas a tecnologia e inovação de ponta, continuam com a Boeing, como agora se pode verificar com o novo modelo o B787 Dreamliner, que vai competir com o A350 (já muito atrás nas vendas), assim como o A380, que vai competir com o B747-800, em que aqui o A380 já tem mais vendas que o novo B747-800.
Alguns leitores mais atentos, dizem-nos que a Airbus é melhor e outros 2 leitores, com um certo sarcasmo, diziam que a Boeing vendeu sempre menos que a Airbus. Aproveitamos então esta News Release para lhes responder, certos de que são leitores assíduos da TPDJ e podem verificar que não estavam certos naquilo que nos afirmaram.
Vamos então responder a estes nossos amigos também nesta News Release, com mais uma venda que a Boeing nos anuncia (chegada ontem) e que arrasa completamente a Airbus dum modo absoluto e que nunca é divulgado, pois isso não é favorável fazê-lo por parte da Airbus. A notícia que a Boeing nos fez chegar então ontem, diz que fez mais uma venda de 10 B737, - até agora o modelo mais vendido em todo o mundo-, da série 800 à chinesa Xiammen Airlines. Bom, nada de especial, é mais uma das várias centenas de B737 vendidos este ano a diversas companhias aéreas, mas o que de mais significativo existe nesta venda, é que com esta venda de mais 10 aviões, a Boeing ultrapassa a marca de 6.000 Boeing 737 vendidos (de todas as séries, ou seja B737-100, -200, -300 até -900), o que significa que este modelo, vendeu mais que todos os tipos de aviões da Airbus juntos até agora, o que é tremendamente esmagador. Vejamos ainda mais em detalhe:
Tipos e encomendas da Airbus
A300 - 0598
A310 - 0260
A318 - 0084
A319 - 1157 (na TAP)
A320 - 2186 (o mais vendido) (na TAP)
A321 - 0487 (na TAP)
A330 - 0564 (encomendado pela TAP)
A340 - 0386 (na TAP)
A350 - 0049
A380 - 0149
TOTAL 5920
Portanto, até agora, a Airbus vendeu 5.920 aviões em 10 tipos diferentes, enquanto que a Boeing só com 1 tipo de avião, a construtotora de Seattle passa as 6.000 unidades vendidas. Mas além disso a Boeing, também tem mais 9 tipos de aviões com vendas fabulosas, a saber:
B707 e B720 - 1010
B717 - 0155
B727 - 1831 (quase 2.000)
B737 - 6000
B747 Jumbo - 1428 (quase 1.500) rival do A380
B757 - 1049
B767 - 964 (quase 1.000)
B777 - 783
B787 - 241 (novo modelo)
TOTAL 13.453
Resumindo e concluíndo, se a Boeing não recebesse nenhuma encomenda de aviões a partir de agora e durante pelo menos 10 anos, a sua rival Airbus, a este ritmo (média), não conseguiria ultrapassar estes números:
Total de encomendas (firmes e opções)
Airbus - 05.920
Boeing - 13.453
Para a Airbus igualar a Boeing tem que vender a diferença, ou seja tem que vender mais 7.533 aviões para igualar os números que agora se apresentam pela Boeing, por isso é impossível à Airbus, ultrapassar um dia a Boeing, a não ser que a Boeing desaparecesse, e com o melhor ano de sempre em emcomendas, este de 2005 (mais de 1000 aviões Boeing / 900 Airbus), a dias de terminar, não se perspectiva de maneira nenhuma que isso um dia venha a acontecer.
Realmente, quando não sabemos, não devemos falar à toa e tentar passar essa afirmação como certa, ainda por cima em tons inadequados, como pelos menos 2 leitores, assim procederam, incomodados por dizermos simplesmente a verdade, ou seja, que a Boeing vende mais que a Airbus e é melhor que o Consórcio Europeu. Gostamos de ambas as construtoras, mas temos um carinho especial pela Boeing, e a nossa TAP, muito deve à construtora de Seattle, por isso, o corte total com a Boeing, não foi muito bem compreendido, pois como sabemos a TAP já não tem nenhum Boeing, só tem Airbus na sua frota.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home