News Release 2869 : CTCVT VAI FICAR EM CHAVES
Cidade do Porto, 20.01.2006, Semana 03, Sexta-Feira, 12:47 - [Poder Local] Segundo informa a autarquia flaviense, a Comunidade Territorial de Cooperação do Vale do Tâmega (CTCVT) - que reúne municípios portugueses e galegos da região do Alto Tâmega e da Galiza - vai ficar sedeada em Chaves. O anúncio foi feito no passado dia 10, aquando da realização do plenário da Comunidade, que contou com a presença de Ricardo Magalhães e Margarida Couto, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional/Norte, do Presidente da Deputación de Ourense e do Governador Civil do Distrito de Vila Real. O objectivo do encontro foi a discussão de questões relacionadas com a cooperação transfronteiriça, com vista a aproximar e desenvolver duas regiões com características semelhantes.
O Presidente da Câmara Municipal de Chaves explicou o facto de a escolha da localização da sede da CTCVT ter recaído em Chaves, tendo em conta a sua posição estratégica em relação a este território. A futura sede ficará localizada no edifício do Ninho de Empresas (Projecto INDITRANS).
Para João Batista, nesta Europa sem fronteiras, é importante assumir e aproveitar as verdadeiras janelas de oportunidades, de forma a proporcionar o desenvolvimento económico, cultural, social e humano desta região.
O autarca avançou já com uma data limite (no próximo mês de Maio) para a eleição dos órgãos sociais, bem como para a definição da personalidade jurídica da CTCVT.
Perante os membros e sócios implicados nos projectos, António Montalvão Machado, Secretário-geral da ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega apresentou os objectivos e as estratégias de intervenção. Os objectivos passam pela estruturação do espaço transfronteiriço do Vale do Tâmega, o desenvolvimento sócio-económico, a integração sócio-cultural e, consequentemente, a assistência técnica à cooperação. As estratégias de intervenção são a permeabilidade de Fronteira, o ambiente e os recursos naturais, a competitividade económica e a afirmação de uma identidade.
Em suma, o Projecto da CTCVT prevê a criação de instalações conjuntas, a manutenção de uma equipe de apoio técnico, a implementação de um sistema de informação e ainda acções de promoção do Vale do Tâmega.
De referir que este Projecto agrega seis municípios portugueses, nomeadamente Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vinhais, e da vizinha Galiza os municípios de Oimbra, Riós, Verin, Viana do Bolo, Vilardevós, Vilariño do Conxo, Monterrei, Laza, Cualedro, Castrelo do Val, A Gudiña, A Mezquita e a Deputacion de Ourense.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home