News Release 3040 : ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO E CENTENÁRIO DE BORDALLO PINHEIRO (em Lisboa)
Cidade do Porto, 27.01.2006, Semana 04, Sexta-Feira, 19:38 - [Cultura] A exposição "Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras" patente ao público no átrio do Ministério das Finanças (Praça do Comércio) em Lisboa, desde 9 de Janeiro, já foi vista por milhares de pessoas. Organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, a exposição marca o encerramento das comemorações do centenário da morte de Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905) que aquele museu tem vindo a assinalar desde Janeiro de 2005.
A mostra é composta por cerca de uma centena de peças e apresenta três das obras mais emblemáticas da produção jornalística de Bordallo Pinheiro: "A Finança: o grande cão", "A economia: a galinha choca" e "A rethorica parlamentar: o grande papagaio", publicadas em 1900, na "Paródia".
Ao longo da exposição podem ser apreciados os 35 anos de trabalho de Bordallo Pinheiro. As autocaricaturas e a sua presença em muitos dos acontecimentos que retrata constituem uma das mais curiosas facetas do cronista que foi. As suas obras continuam a ter grande actualidade e pertinência, nos dias de hoje, quando se analisa o seu olhar trocista sobre as finanças e a economia que deixam o "Zé"sempre de bolsos vazios, sobre a política em geral, ou mesmo sobre as eleições, e se compara com a actualidade.
A exposição está patente ao público até 2ªfeira, dia 30, no átrio do Ministério das Finanças, na Praça do Comércio, no seguinte horário: Segunda a Sexta-Feira, das 09:00 às 19:00. A entrada é livre.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home