News Release 3378 : APOSTOLADO MUNDIAL DE FÁTIMA APROVADO PELA SANTA SÉ
Porto [Portugal], 17.02.2006, Semana 07, Sexta-Feira, 22:39 - [Igreja Católica] No passado dia 3 de Fevereiro de 2006, em Roma, o Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Arcebispo Stanislaw Rylko, entregou ao Presidente Internacional do Apostolado Mundial de Fátima, Prof. Américo López-Ortiz, o Decreto de Erecção Pontifícia do Apostolado como uma associação pública internacional de fiéis. O decreto afirma, entre outras coisas, que “os membros do Apostolado Mundial de Fátima, espalhados por numerosos países do mundo inteiro, comprometem-se a ser fiéis testemunhas da fé Católica na suas famílias, no seu trabalho, nas suas paróquias e comunidades, participando assim na Nova Evangelização”. O decreto foi datado a 7 de Outubro de 2005, dia da Memória da Santíssima Virgem do Rosário.
Na cerimónia solene que se realizou na Aula Magna do Conselho Pontifício para os Leigos, estiveram representantes de 14 países. A delegação portuguesa estava representada pelo Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Silva, o Reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, o Vice-postulador para a causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Pe. Luís Kondor, o Assistente Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, Pe. Manuel Antunes e os secretários do movimento, Nuno Prazeres e Ana Reis.
No momento em que recebeu o decreto, o Presidente do AMF expressou o seu agradecimento ao Conselho Pontifício, dizendo que este acontecimento “é uma grande bênção e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade a ser executada com esperança e primor! Que todas as associações e movimentos apostólicos dedicados à difusão da autêntica mensagem de Fátima possam encontrar no A.M.F. um exemplo de fidelidade e lealdade ao Santo Padre e aos Bispos.” Acrescentou ainda que “o A.M.F. orientará a sua acção para a formação de leigos através da difusão da mensagem de Fátima e da sua profunda espiritualidade”.
O Presidente do Conselho para os Leigos, Arcebispo Rylco, adiantou que “é com muita alegria que nós celebramos este momento (…). Hoje começa uma nova etapa na história do Apostolado Mundial de Fátima e estabelece-se uma ligação mais forte com a Sé de Pedro.” Nos dias que precederam a cerimónia, numerosos membros do Apostolado Mundial de Fátima reuniram-se em Roma, num congresso internacional para aprofundar a Mensagem de Fátima, participar na Audiência Geral do Santo Padre e na Eucaristia que ele próprio presidiu no dia 2 de Fevereiro, na Basílica de S. Pedro.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home