News Release 3798 : ORDEM E CAOS NO SÉCULO XXI
Porto [Portugal], 17.03.2006, Semana 11, Sexta-Feira, 12:35 [Cultura / Literatura] O livro do dia de hoje, que a TPDJ apresenta e recomenda aos seus amigos leitores é, ORDEM E CAOS NO SÉCULO XXI, de Robert Cooper, e que é editado pela EDITORIAL PRESENÇA.
Sendo assim, esta obra literária, que foi premiada com o prémio Orwell, apresenta os seguintes indicadores:
Título da Obra : ORDEM E CAOS NO SÉCULO XXI
Autor : Robert Cooper
Tradução (do inlês) : Carlos Braga
Editor : EDITORIAL PRESENÇA
Lançamento : Já nas livrarias (desde 21 Fev 2006)
ISBN : 972-23-3510-3
Depósito Legal : 237205/06
Colecção : Sociedade Global (nº 3)
Páginas : 192
Preço : € 15,00
Robert Cooper, um diplomata com longa experiência e sólida formação académica, tem trabalhado em estreita colaboração com Tony Blair e Javier Solana. Ordem e Caos no Século XXI é uma das obras fundamentais para a compreensão do mundo de hoje. Cooper possui o raro talento de conseguir fovar com grande clareza o que é essencial, e hierarquizá-lo, numa síntese plena de conteúdo, sem perder de vista o contexto. Com a ruptura que o 11 de Setembro constituiu, e o debate que esta tragédia relançou em termos de geopolítica internacional, Cooper considera três tipos de estados, perspectivando-os dentro do seu percurso histórico e na dinâmica que criam: os que se encontram ainda numa fase «pré-moderma» internamente instáveis e potencialmente perigosos para a comunidade; os estados «modernos», que protegem ferozmente a sua soberania; e os estados «pós-modernos», que operam na base da segurança mútua, da democracia e da defesa das liberdades individuais. O exemplo mais interessante, neste último caso, é sem dúvida o da União Europeia. Cooper analisa também com grande profundidade o caso de um país como os Estados Unidos, as suas relações com a Europa e o seu papel hegemónico no mundo. Sobre esta Pax Americana, Cooper retira ilações que o levam a questionar provocadoramente a União Europeia e os seus valores pacifistas. Temas como a Guerra Fria, o período que lhe se seguiu, o terrorismo e a proliferação das armas de destruição maciça ou o contributo da diplomacia, entre muitos outros, são aqui abordados com grande perspicácia e actualidade. Uma obra estimulante, polémica, que não fornece necessariamente respostas, mas faz um levantamento exaustivo das questões mais importantes para uma possível nova ordem mundial no século XXI.
Sempre que os editores nos fazem chegar a respectiva informação de lançamento de obras literárias, fazemos imediata edição de News Release a informar os nossos amigos leitores cibernautas, que de forma assídua, visitam a TPDJ, a fim de terem conhecimento do seu lançamento, possam estar presentes no evento se for o caso, e adquirirem a respectiva obra, nas livrarias ou nos sites das próprias editoras.
A Editorial Presença destaca-se entre as principais editoras nacionais, com cerca de 180 novos títulos por ano, ocupando uma posição cimeira no mercado editorial.
O sólido compromisso com a difusão da literatura é uma das razões por que tem vindo a publicar alguns dos mais notáveis autores contemporâneos, apostando também na divulgação de novos valores da ficção portuguesa. O trabalho que tem vindo a desenvolver com parceiros internacionais, numa permanente concretização de projectos inovadores, inclui, no âmbito da ficção, obras que vão desde o romance em geral, à literatura policial e ao thriller. Na área da não-ficção, destaca-se o ensaio, as obras de orientação pedagógica e de apoio escolar, os dicionários e os guias práticos. A literatura infanto-juvenil, a ficção-científica e o fantástico são também fortes apostas.
Com mais de 2000 títulos disponíveis no seu diversificado catálogo, o objectivo último desta editora é despertar e fomentar o gosto pela leitura. A Editorial Presença está sediada em Queluz de Baixo.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home