News Release 1794 : XVI FEIRA DO MEL E DA CASTANHA DA LOUSÃ
Cidade do Porto, 10.11.2005, Semana 45, Quinta-Feira, 19:36 - [Poder Local] Em 12 e 13 de Novembro 2005 vai ter lugar a 16ª edição da Feira do Mel e da Castanha da Lousã. Organizada pela Câmara Municipal da Lousã e pela LOUSAMEL – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Mel da Lousã e Concelhos Limítrofes, C. R. L., e com o apoio da Região de Turismo do Centro e da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, esta Feira tem lugar no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã.
Destina-se a promover o Mel Serra da Lousã, produto Certificado e D.O.P., bem como os Produtos Endógenos desta região, pelo que estará presente mel (apenas apicultores cujo mel esteja certificado), castanha, noz e avelã (produtos próprios deste tipo de flora) e produtos associados e/ou transformados (licor de mel, aguardente de mel, vinagre de mel, velas de cera de abelha, cremes e sabonetes a partir de mel, geleia real, pólen, própolis, compotas e doces, licores, doçaria e culinária diversa relacionada com estes produtos).
Presentes também alguns estabelecimentos de ensino do concelho com representações imaginativas desta quadra, bem como ateliers de artes plásticas com trabalhos das crianças relativos à castanha, ao mel, à floresta e à Serra da Lousã e ao ambiente.
As tasquinhas típicas presentes e alguns dos stands proporcionam ao visitante a oportunidade de comer castanha assada acompanhada por água pé ou geropiga, mas também a enorme variedade gastronómica associada, com destaque para a doçaria com mel e castanha.
Presentes também alguns artesãos com artesanato associado (o oleiro com os recipientes próprios para assar a castanha ao lume, o tanoeiro com os pipinhos para a aguardente e a água pé e o cesteiro com os poceiros para ir à castanha à Serra) e ainda alguns outros produtos endógenos desta zona e que importa encorajar.
Embora seja uma Feira, essencialmente de Mel e Castanha, acarinham-se estes produtos naturais de toda esta região, fazendo deste evento uma grande manifestação das nossas potencialidades endógenas, divulgando todos estes produtos e dando alguma força a todos estes pequenos produtores.
Receberam-se mais de oito dezenas de inscrições, de que metade dizem respeito a Apicultores (com mel certificado D.O.P. Serra da Lousã), sendo as restantes de Escolas, Associações de Pais e Grupos de Alunos, Tasquinhas de Grupos Etnográficos, Licores, Castanha, Produtos associados a estes (velas de cera de abelha, compotas, doces, doçaria, etc.), a Associação de Recuperação do Talasnal e uma Associação de Moradores do Casal Novo, um Clube de Caminheiros (com casa e centro de actividades no Casal Novo), o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Lousanensee ainda várias exposições de trabalhos alusivos à castanha, à apicultura e ao ambiente / Serra da Lousã (fotográfica).
Em paralelo, o Restaurante “Viscondessa” do Palácio Hotel da Lousã,e o Restaurante do Parque Carlos Reis terão ao dispôr dos seus clientes uma ementa feita de acordo com a temática da Feira do Mel e da Castanha.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home