News Release 1795 : LISBOA VAI CONSAGRAR-SE A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Sábado)
Cidade do Porto, 10.11.2005, Semana 45, Quinta-Feira, 19:52 - [Religião] Conforme já fizemos referência em News Releases anteriores, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima da Capelinha das Aparições será levada a Lisboa onde, no dia 12 de Novembro (próximo sábado), a cidade se consagrará a Nossa Senhora.
A coroa preciosa, oferecida pelas mulheres de Portugal e na qual foi incrustada a bala oferecida por João Paulo II, acompanhará a imagem, que sairá privadamente de Fátima, na manhã do dia 12, em direcção a Lisboa, tendo como destino final a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. O acto de consagração é uma das celebrações que integram o programa religioso do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, que decorre na capital portuguesa de 5 a 13 de Novembro.
Às 10:00 do dia 12, na Capelinha das Aparições, em Fátima, terá lugar a celebração de despedida da imagem de Nossa Senhora. Será presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra. A imagem de Nossa Senhora será retirada do local onde habitualmente se encontra, na Capelinha das Aparições, e, em seu lugar, será colocada a imagem da Virgem Peregrina.
A recepção em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, está marcada para as 15:00. As celebrações religiosas terão início às 17:00, com uma procissão de velas pelas principais ruas do centro de Lisboa, em direcção à Praça dos Restauradores, local onde será feita consagração a Nossa Senhora de Fátima, às 20:00. A partir das 21:00, e durante toda a noite, haverá, na Igreja de S. Domingos, uma Vigília de Oração Mariana, na presença da imagem. A primeira hora de Vigília será orientada pelo Santuário de Fátima.
No dia 13 de Novembro (Domingo), às 11:00, no Mosteiro dos Jerónimos, D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, preside à Missa de Encerramento do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A cerimónia de recepção da imagem de Nossa Senhora no Santuário de Fátima decorrerá às 14:30, na Capelinha das Aparições. Presidirá à celebração o Padre António Sousa, capelão e director do Serviço de Administração do Santuário de Fátima.
Recorde-se que, a última saída desta imagem de Nossa Senhora de Fátima teve lugar em Outubro de 2000, para a consagração do novo milénio à Virgem Santíssima, a 8 de Outubro, em Roma. Esta será a nona saída da imagem que se encontra na Capelinha das Aparições.
De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Estudos e Difusão (SESDI) do Santuário de Fátima, a primeira viagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições decorreu entre 7 e 13 de Abril de 1942, para o encerramento de um congresso promovido pelo Conselho Nacional da Juventude Católica Feminina, em Lisboa. A segunda saída veio a acontecer por ocasião do tricentenário da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, em 1946. A imagem saiu do Santuário de Fátima na manhã do dia 22 de Novembro e regressou a 24 de Dezembro, após um périplo pela Estremadura e Ribatejo. A terceira saída teve lugar entre Outubro de 1947 e Janeiro de 1948. Nesta ocasião, a imagem peregrinou pelo Alentejo e Algarve, passando a fronteira luso-espanhola por duas vezes, em Elvas e Badajoz, e em Vila Real de Santo António.
Por ocasião do Congresso Mariano Diocesano de Madrid, a imagem da Capelinha das Aparições fez a sua quarta viagem, a Madrid, passando por outras localidades, entre 22 de Maio e 2 de Junho de 1948. Entre 9 de Junho e 13 de Agosto de 1951, aconteceu a quinta saída, neste caso com a visita a todas as paróquias da Diocese de Leiria.
Por ocasião da inauguração do Monumento a Cristo Rei, a 17 de Maio de 1959, a imagem visitou novamente Lisboa e Almada. Foi a sexta saída do Santuário de Fátima.
A pedido do Papa João Paulo II, a imagem efectuou a sua sétima peregrinação fora do Santuário da Cova da Iria. Foi levada a Roma, no dia 24 de Março de 1984, onde, um dia depois, na Praça de S. Pedro, durante a celebração eucarística presidida por João Paulo II, se fez a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi nesse dia, a 25 de Março de 1984, que João Paulo II entregou ao então Bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral (falecido a 7 de Outubro de 2005), a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima a 13 de Maio de 1981. O projéctil foi incrustado na coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima que tinha sido oferecida à Virgem pelas mulheres portuguesas, a 13 de Outubro de 1942. Esta coroa, chamada coroa preciosa, apenas é usada nas peregrinações aniversárias, ou em outras ocasiões consideradas especiais, estando todos os outros dias em exposição na “Fátima Luz e Paz”, mostra representativa das ofertas feitas a Nossa Senhora ou ao Seu Santuário, patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário.
A imagem voltaria ao Vaticano a 8 de Outubro do ano 2000, para, na presença de 1500 bispos de todo o mundo e de milhares de fiéis e peregrinos, Sua Santidade o Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, consagrar o novo milénio à Virgem Santíssima, diante desta imagem de Nossa Senhora de Fátima, e em união com todo o episcopado do mundo.
“Ó Mãe, que conheces os sofrimentos e as esperanças da Igreja e do mundo, assiste os teus filhos nas provações quotidianas que a vida reserva a cada um e faz com que, graças ao esforço de todos, as trevas não prevaleçam sobre a luz. A Ti, aurora da salvação, confiamos o nosso caminho no novo Milénio para que, sob a tua guia, todos os homens descubram Cristo, Luz do Mundo e Único Salvador, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amem”, refere, no 5.º e último ponto, o texto da consagração.
Nota : Pela foto, agradecimento ao Santuário de Fátima.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home