News Release 1846 : TRIÁLOGOS (Dia 18)
Cidade do Porto, 14.11.2005, Semana 46, Segunda-Feira, 20:27 - [Cultura / Música] Recebemos a informação por parte da FARO Capital Nacional da Cultura 2005, de que no próximo dia 18 de Novembro, pelas 21:30 e no Centro Cultural de Lagos, haverá um Recital Comentado de Música de Câmara. A entrada custa € 5,00.
TRIÁLOGOS é um recital comentado de música de câmara, composto por três peças do compositor Vasco Mendonça:
. Leveza (2002) piano
. The Botticellian Trees (2002) soprano e piano
. La Mort et le malheureux (2002) soprano, mezzo soprano e violino
Antes da sua execução, cada uma das peças será objecto de uma intervenção do compositor. Nesta intervenção serão inicialmente explicados, de uma forma acessível, alguns conceitos fundamentais da linguagem musical (como forma, ritmo, textura, etc.), para que depois seja demonstrado, através de exemplos executados pelos intérpretes, o modo como estes conceitos são utilizados na musica de hoje. Será também explicado, posteriormente, o processo que o compositor utilizou para criar uma obra musical a partir de um conceito ou ideia inicial.
A duração aproximada do recital é de 1 hora e conta com os seguintes intervenientes
Vasco Mendonça - Composição e Comentário
João Vasco de Almeida - Piano
Carla Wyburn - Violino
Sandra Medeiros - Soprano
Susana Teixeira - Mezzo-soprano
TRIÁLOGOS propõe um formato de recital que pretende essencialmente a captação e sensibilização do grande público para a nova música contemporânea portuguesa, reflectindo sobre sua génese e sobre o processo interpretativo que conduz compositor e músicos ao resultado final, apresentado em palco.
Por outro lado, através das intervenções do compositor, pretende-se demonstrar de que maneira alguns aspectos da tradição musical ocidental se perpetuam pelos séculos e subsistem na produção musical contemporânea, nomeadamente nas obras de V. Mendonça que aqui propomos. Finalmente, pretende-se dar a conhecer ao grande público a produção musical da nova geração de músicos e compositores portugueses.
Luís Moreira
http://tpdjournal.blogspot.com
<< Home